domingo, 1 de setembro de 2013

Um gênio se aposenta!

Princesa Mononoke
O presidente do Estúdio Ghibli Koji Hoshino anunciou a aposentadoria do fundador e principal cineasta Hayao Miyazaki. =(

Se você morava embaixo de uma pedra ou algo do tipo e não souber quem é o Miyazaki, ele é o gênio por trás de "Meu amigo Totoro", "Princesa Mononoke", "A viagem de Chihiro", "O castelo animado", "Ponyo" e vários outros. Caso não tenha assistido nenhum desses, faça um favor a si mesmo e vá assistir.




Nausicaä

O ultimo filme produzido por Miyazaki se chama Kaze Tachinu (The wind rises) e está em cartaz no Japão desde o dia 20 de Julho. Recentemente, o filme foi indicado para o festival de filmes de Veneza, que está acontecendo desde 28 de Agosto e vai até 7 de Setembro.

Miyazaki começou a fazer sucesso na década de 70, produzido séries de animes. Seu primeiro longa foi no ano de 1979, Rupan Sansei: Cagliostro no Shiro (Lupin III: Castle Cagliostro). Em 1984, adaptou Kaze no Tani no Nausicaä (Nausicaä of the Valley of the Wind), isso tudo antes de fundar o Estudio Ghibli.

A viagem de Chihiro
Com o Estudio Ghibli, produziu e dirigiu diversos filmes, entre eles os citados no inicio do post. Sendo o de maior sucesso "A viagem de Chihiro", que chegou a ganhar o oscar de melhor animação em 2003. Uma das caracteristicas principais dos filmes do Miyazaki é o uso predominante da animação tradicional, usando apenas um pouco de computação gráfica, se comparado a animação de outros estúdios.

Em entrevista para o canal japonês TBS, Miyazaki revelou estar aberto para uma sequencia de Nausicaä, porém deixaria nas mão de Hideki Anno, animador chefe de Nausicaä e diretor de Evangelion.

Os filmes de Hayao Miyazaki são verdadeiras obras de arte na minha opinião. Procurando imagens para colocar no post, me deparei com uma mais bonita que a outra, pena que não da para por todas. Fico muito triste com a aposentadoria dele, mas desejo tudo de bom nessa nova etapa. Muito obrigado, Miyazaki-san!

Miyazaki-san!

Nenhum comentário:

Postar um comentário